domingo, 12 de dezembro de 2010
Oração a São João da Cruz
Novena a São João da Cruz
Nós Vos agradecemos, ó Deus, porque suscitastes na Vossa Igreja e no Carmelo, São João da Cruz, Sacerdote e Santo que passou sua Vida ensinando o Caminho da Oração.
São João da Cruz
sábado, 30 de outubro de 2010
Vocação 6
Alegria Teresiana
Vamos conhecer o que Santa Teresa de Jesus diz sobre a Alegria ?
Alegria Teresiana !!!
Santa Teresa de Ávila era muito alegre e, por onde ela passava, espalhava sorriso, humorismo e Alegria. Muitas vezes, quando havia uma Monja deprimida ou alguém triste, era só falar com Teresa para que a tristeza fosse embora logo. Ao longo de sua Vida, soube sempre falar, com as palavras e com a Vida, do Amor de Deus Pai e da Alegria por estarem juntos. Nasceu numa família cheia de crianças e de Alegria. Foi educada para ser fdeliz e saber superar tudo através do Amor. Desde cedo, no seu coração, descobriu que o segredo da Alegria era orar e estar com Deus, "num íntimo diálogo de Amor".
Amiga de todos, embora às vezes alguém não fosse seu amigo ou não simpatizasse com ela, Teresa sempre mostrava um rosto sorridente e pacificador. Nos seus escritos, muitíssimas são as referências à Alegria. Ela fala de júbilo, festa, recreio, canto, dança, música. Aliás, sabia tocar muito bem as castanholas para alegrar os recreios comunitários dos Carmelos. As visitas de Teresa eram sempre esperadas; as pessoas se preparavam com Alegria para receber esta mulher que afugentava a tristeza e trazia uma nota de Alegria e de paz. Quando, aos cinquenta anos, escreveu a autobiografia, notou com muita sabedoria: "o Senhor me concedia a Graça de agradar a todos onde eu estivesse, e era assim muito amada". Nada melhor que se sentir amado por todos e amar a todos ! Vivemos num mundo em que o egoísmo nos fecha numa Vida solitária e nos impede de saber olhar com limpidez os demais e saber buscar a companhia dos outros não para a própria satisfação, mas sim pela Alegria dos demais.
Uma lição que se aprende na escola de Santa Teresa, esta Monja que sabia buscar não a si mesma, mas a Deus, saber permanecer feliz mesmo no sofrimento; a Alegria, muitas vezes, é entendida como plenitude de bens da Terra, saúde, dinnheiro, sucesso, poder e, quando essas coisas nos faltam, entramos numa grande depressão, porque tudo que é passageiro não pode ter força duradoura. Teresa de Ávila foi muitas vezes provada por sofrimentos físicos, doenças e mal-estar. Aliás, ela mesma se define como "uma doente permanente".
Sofreu por causa de seus ideais, por Jesus Cristo, e foi incompreendida, mas nunca perdeu a Alegria interior. A Alegria e a liberdade são frutos do Amor. Por isso Teresa era alegre, porque ela era livre e amava com todo o seu ser. Ela se sentia guiada e protegida por Deus, não duvidava de que o Senhor a acompanharia em todos os momentos e de que nunca a deixaria sozinha e por isso tinha motivos de sobra para permanecer alegre. "Sofri tudo com muita Alegria" ( V 6,2 ), e em outro lugar diz: "Tinha males corporais graves... mas tudo suportava com muita Alegria" ( V 30,8 ).
NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
Hino do Carmelo Nossa Senhora da Esperança
Quem vive na Esperança,
Maria não ficou ociosa
CARMELO NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Oração a Santa Teresinha
domingo, 17 de outubro de 2010
Vocação 4
Vocação 3
Podemos definir a Vocação de Santa Teresinha do Menino Jesus como Amor, Doação e Entusiasmo Apostólico. Sentia, como Jesus, a sede de Almas. Doava-se sem reservas e continuaria no Céu a fazer cair uma Chuva de Bênçãos e Graças sobre todos os que a ela recorressem. É uma Vocação feita de entrega, de simplicidade. Santa Teresinha de A a Z - Frei Patrício Sciadini, OCD.
Vocação 2
As outras Irmãzinhas já fizeram os Votos Perpétuos: são Professas !!!
VOCAÇÃO: se consultarmos o Dicionário, encontraremos que Vocação é ato ou efeito de chamar; chamamento, eleição, escolha, predestinação. Inclinação, propensão, tendência para qualquer estado, ofício, profissão, etc. Inclinação para o Sacerdócio ou Vida Religiosa. Disposição natural do espírito; índole. Talento.
Vocação.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Oração de Santa Teresa de Jesus
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
SANTA TERESA DE JESUS
Pensamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus
domingo, 12 de setembro de 2010
Por que "Santa das Rosas" ?
Em carta à sua prima Maria Gurérin, escrita no dia 18 de agosto de 1887, Teresinha vai afirmar seu Amor pelas Rosas: "Amo tanto uma bela Rosa branca, quanto uma Rosa vermelha".
sábado, 11 de setembro de 2010
Novena das Rosas
O Carmelo e toda a Igreja, celebra Santa Teresinha em 01 de outubro.
A partir do dia 22 de setembro até 30 de setembro, faremos juntos, a Novena das Rosas.
A Santa deixou escrito nas suas memórias: "Quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a Terra". "Farei cair uma chuva de rosas".
O Padre Putigan, em 03 de dezembro de 1925 começou uma Novena pedindo à Santa uma Graça importante. Para saber se era ouvido, pediu um sinal. Queria receber uma rosa como garantia de alcançar a Graça. Não falou a ninguém da Novena que estava fazendo. No terceiro dia, recebeu a flor pedida e alcançou a graça.
Começou, então, outra Novena. Recebeu a rosa e alcançou a Graça. Resolveu propagar a Novena. Hoje, é feita no Mundo inteiro. Pode ser começada em qualquer dia do mês. Há uma legião de amigos da Santa que fazem a Novena de 9 a 17 de cada mês.
A Novena:
Durante nove dias, rezem-se 24 "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém", agradecendo a DEUS os Favores e as Graças com que acumulou a Santa, durante os 24 anos em que viveu na Terra.
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, euVvos agradeço todos os Favores e Graças com que enriquecestes a Alma de vossa serva, Santa Teresinha do Menino Jesus, durante 24 anos em que passou na Terra e, pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me aGraçaque ardentemente vos peço ( faça o pedido da Graça ) se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para o bem de minha Alma.
Ajudai minha Fé e minha Esperança, ó Santa Teresinha: cumpri mais uma vez vossa promessa de que ficareis no céuafazer o bemsobre a Terra, permitindo que eu ganhe uma rosa, sinal de que alcançarei a Graça pedida.
Rezam-se os 24 GLÓRIA AO PAI..., podendo-se acrescentar a cada GLÓRIA AO PAI..., a jaculatória: Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.