Escultura de Santa Teresa de Jesus
no Carmelo da Encarnação, em Á-
vila, Espanha.
Este ano de 2012 é o terceiro de cinco anos de preparação para o ano de 2015 em que comemoraremos quinhentos anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus. Iremos, aqui, refletir sobre vários pensamentos de Santa Teresa; um para cada dia. Como diz Frei Patrício Sciadini, Frei Carmelita, em nossa Agenda do ano de 2005 na qual fomos refletindo durante o ano todo, sobre pensamentos desta Santa:
- Teresa de Ávila foi chamada "errante, peregrina" e houve quem, com malícia, a chamasse de "andarilha e inquieta, e que faria melhor se ficasse em casa fiando". Na verdade era peregrina de Deus, inquieta porque sentia o fogo queimar dentro do seu coração e queria que todos abrasassem com este mesmo fogo de Amor. O que mais desejava era que o Cristo fosse amado por todos e encontrava todos os meios para que as pessoas se apaixonassem pela sacratíssima humanidade de Cristo. Caminhando com Santa Teresa de Ávila ao longo deste ano queremos pedir à Santa Doutora da Oração que nos ensine o segredo de trabalhar muito e rezar muito sem prejudicar a nossa intimidade com Deus. Ela que gostava tanto de Marta e de Maria e que insiste para que estas duas irmãs estejam sempre juntas e nunca separadas, e ela que nos repete as palavras que ouve do Senhor: "obras quer o Senhor" e que vai dizendo que o Senhor também se encontra entre as panelas e nos homens e mulheres do III Milênio, nos ensine a encontrar a Deus no metrô, nas ruas, no trabalho, na agitação em que nos vemos lançados por todos os meios de comunicação e que saibamos encontrar "deserto, solidão, espaço de Oração" para estarmos cada vez mais com o Senhor.
O Senhor da história e da Vida não pode nos pedir que fiquemos longe da história e da Vida que devemos construir, junto com os nossos irmãos.
Teresa "andarilha", com seu bastão de viagem, com sua mochila nas costas, com seus Carmelos itinerantes, nos faça evangelizadores do III Milênio e saibamos usar todos os meios que a técnica coloca ao nosso serviço. Evangelização e Oração jamais poderão ser separadas. O Deus que amamos nós O anunciamos e o Deus que anunciamos nos pede que saibamos buscar a solidão para estar com Ele e escutar a Sua voz. A Doutora da Igreja, Mestra da Oração, com suas palavras e exemplos seja nosso guia neste novo ano.
Felicidades a todos os amigos que caminham conosco ! ".