A Ordem dos Carmelitas Descalços é composta por três maneiras diferentes de vivenciar o mesmo Carisma Carmelitano: a dos homens ou Freis ou Frades, a das mulheres ou Monjas e a dos Leigos. Os Freis vivem em suas Paróquias ou trabalham nos Conventos ou Seminários; as Monjas vivem nas Clausuras dos Conventos ou Mosteiros ou Monastérios ou Carmelos e os Leigos vivem o Carisma do Carmelo no Mundo. São Comunidades vinculadas a um Carmelo, organizadas por Regras, Constituições e Estatutos e que recebem o nome de Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares. Sendo Seculares no sentido de mundo, laical.
Como diz o Frei Patrício Sciadini, ocd ( Ordem dos Carmelitas Descalços ), em seu Livro dedicado aos Leigos "O Mundo é meu Carmelo": " Os Leigos, de 'simples espectadores', estão se tornando atores importantes no processo de transformação do Mundo descristianizado, que está em busca da Mística da Evangelização... Os Leigos a cada dia estão descobrindo o Carmelo, sua Espiritualidade e sua Missão no Mundo, manter acesa a Chama da Oração, recordar ao Mundo que o Encontro com o Deus Vivo e Verdadeiro acontece no mais íntimo e secreto do nosso Ser. A Oração não pode ser nem opcional na Vida e nem um momento passageiro, mas sim uma atitude de Vida que vai fermentando onde nós vivemos e estamos. A Ordem dos Carmelitas Descalços está acertando em cheio quando investe na Formação, na Promoção Vocacional das Vocações Laicais. Contemplamos, com imensa alegria, o surgir de novas Fraternidades que são verdadeiro Fogos Teresianos em que a dimensão da Vida Contemplativa - Ativa, à Luz dos ensinamentos dos grandes Místicos: João da Cruz, Edith Stein, Teresa de Jesus, Teresinha do Menino Jesus, Elisabete da Trindade... são uma realidade concreta.
O Brasil, terra fecunda de Mística e Espiritualidade, ama o Carmelo e seus Santos, bebe abundantemente da sua Espiritualidade e procura, desde o próprio lugar viver a Dimensão Contemplativa na Evangelização. Mais nos aproximamos de Deus e mais sentimos em, nós, como Elias, a revolta contra todas as injustiças. Como Teresa buscamos ao Deus Libertador e, com João da Cruz, nos deixamos purificar de toda imperfeição para sermos aptos a acolher o Amor. Será no abandono de Teresinha que teremos a força de lutar contra o mal que está fora e dentro de nós. E, com Edith Stein, faremos da busca da Verdade a nosssa autêntica Oração Cotidiana.
O Carmelo Descalço Secular não é uma piedosa associação que se reúne somente para rezar ou ler os Escritos dos Místicos do Carmelo mas, nos Encontros de Meditação e de Oração, traça um Projeto de Compromisso de Vida, na Vivência do Evangelho. O Carmelita, seja qual for a sua pertença à Ordem: Frades, Monjas, Leigos, não tem medo da conflitividade da Vida, nem vive desinteressado dos problemas que afligem os mais pobres.
Sem Oração, Silêncio, Deserto, não teremos Profetas Corajosos, mas todo Profeta sabe que, depois de estar no Deserto, é chamado a descer do Monte e estar presente na cidade, nas ocupações ordinárias da Vida: política, economia, trabalho manual, artístico, intelectual, na Família e na estrada, para da Testemunho de Jesus.
Uma frase que gosto de repetir e que estou convencido do seu conteúdo é esta: 'Quer ser feliz ?' Seja Carmelita Descalço ! Seja Monja Carmelita Descalça e seja Leigo Carmelita Descalço Secular !' Quem ama o Carmelo tem um único desejo: que outros o amem também,.
Maria, Mãe do Carmelo, atraia com seu Amor e Bondade muitas Vocações, para que o Carmelo possa realizar na Igreja a sua Vocação, como Santa Teresinha: 'Na Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor e assim serei Tudo !'.
Como dissemos as Comunidades das Ordens dos Carmelitas Descalços Seculares são vinculadas a um Carmelo. Ao nosso Carmelo Nossa Senhora da Esperança está vinculada a Comunidade São João da Cruz, da cidade de São João da Boa Vista-SP, cidade onde está localizado o Carmelo e dois Grupos localizados na cidade vizinha de Mocóca-SP: Grupo Santa Teresinha e Grupo de Jovens Santa Teresinha.
Grupo de Jovens Santa Teresinha
Eustáquio e Padre Celso
Eustáquio e Padre Celso
Em nosso Grupo Santa Teresinha, da cidade de Mocóca-SP, tivemos a alegria do surgimento de uma Vocação Religiosa: nosso Colega Eustáquio !!! Ele sentiu o Chamado de Deus para iniciar sua Caminhada na Ordem dos Carmelitas Descalços, dos Freis, e no dia 16 de março de 2013, aconteceu a Missa do Envio celebrada pelo Padre Celso. O Eustáquio inicia o Aspirantado, primeira Etapa na Caminhada, no Seminário, em Caratinga. Rezemos por sua perseverança !!!
Gostaria de fazer parte dessa comunidade secular em Mococa. Ainda tem?
ResponderExcluir