O Profeta Elias aparece na Sagrada Escritura como o homem que caminha sempre na presença de Deus e combate, inflamado de zelo, pelo culto do único e verdadeiro Deus. Reivindica os direitos divinos no desafio feito aos profetas do Monte Carmelo, goza no Horeb da íntima experiência de Deus Vivo.
Segundo a tradição, os primeiros eremitas, que no século XII iniciaram a Vida monástica no Monte Carmelo em honra da Virgem Maria, voltaram-se para Elias, tomando-o como exemplo da própria Vida, juntamente com a Mãe de Deus.
Na Igreja e no Carmelo que tenta redescobrir o seu carisma profético, Elias assume uma grande importância. Todos os Carmelitas o contemplam como modelo do seu Amor a Deus que ele busca na montanha de Horeb. Elias é aquele que, encontrando Deus, não o guarda para si, mas desce para comunicá-lo aos homens.
Elias, Pai e Fundador da Ordem Carmelita
É um dado certo que os Religiosos Carmelitas têm sua origem no Oriente e mais certamente no Monte Carmelo, de onde se deriva seu nome: Carmelo = Carmelitas, junto à fonte de Elias. É um feito de Elias, ao desaparecer em seu carro de fogo, fez repousar seu duplo Espírito sobre seu discípulo Eliseu e deixou sucessores após si... Quer dizer isto que Elias é o Pai e Fundador dos Carmelitas do mesmo modo, por exemplo, que São Francisco e São Domingos ? Provavelmente não. Não asseguramos uma instituição física ou jurídica por parte do Profeta, mas tampouco descartamos uma continuação moral ou espiritual. Elias é uma fonte inspiradora, uma figura, um protótipo para os Carmelitas. Elias é força para os seus descendentes, como encontramos em Lucas 1,17: " E irá adiante de Deus com o Espírito e poder de Elias... ".
Sim, Elias é a força inspiradora e dinâmica do Carmelo. O motivo de atração para todos aqueles que se sentem chamados a uma Vida de Oração e de intimidade com Deus, que se desdobra no Amor ao próximo: " Vive Deus, em cuja presença estou... morro de zelo pelo Senhor Deus dos exércitos ". ( 1Rs 19,10 ). Aqui está o lema do Carmelo. Esta afirmação é suficiente para explicar a relação íntima dos Carmelitas com o grande Profeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário