quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Escapulário



No Século XII, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo reuniram-se no Monte Carmelo em Israel. Ali construíram uma Capela em honra de Nossa Senhora. Este local é considerado sagrado desde tempos imemoriais ( Is 33,9 - 35,2 e Miq 7,14 ) e se tornou célebre pelas ações do Profeta Elias ( 1Rs 18n ). A palavra Carmelo quer dizer Jardim ou Pomar. Nasciam ali os Carmelitas, ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Tempos depois, os Carmelitas mudaram-se para a Europa e passavam por grandes dificuldades. São Simão Stock estava em Oração em 16 de julho de 1251, no seu Convento de Cambridge, Inglaterra.

São Simão Stock, santo Carmelita, nasceu na Inglaterra, no Condado de Kent, em 1165. Logo que aprendeu a falar, encontravam-no rezando diante das Imagens da Virgem Maria. Aos 12 anos, desejou a Vida Consagrada a Deus, mas seus pais não o permitiram. Consolado e animado pelas palavras da Virgem Mãe de Deus, partiu para a solidão, escolhendo por habitação a concavidade do tronco de uma árvore; e deste fato lhe veio o sobrenome de "Stock" que significa "tronco". Mais tarde, abandonou a solidão e, completando os seus estudos, foi ordenado Sacerdote. Em 1245, foi eleito Superior Geral da O|rtdem. Alcançou de Sua Santidade o Papa Inocencio IV, três Breves honoríficos para a Ordem. Como nessa época desejassem alterar o Título de Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria, para Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, São Simão Stock pede a Nossa Senhora um sinal de sua proteção que fosse visível e que distinguisse e defendesse a Ordem. Recebeu de Nossa Senhora o Escapulário com a promessa: "Recebe filho amado este Escapulário. Todo o que com ele morrer não padecerá a perdição do fogo eterno. Ele é sinal de Salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempterno". Quem segue Jesus e é devoto de Maria Santíssima caminha a passos seguros no caminho da Salvação. O Escapulário é sinal de proteção de Maria. A Festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada neste dia, 16 de julho, desde 1332 e estendida à Igreja Universal no ano de 1726 pelo Papa Bento XIII. O Papa João Paulo II, ao declarar que usa o Escapulário desde sua juventude, escreve: "O Escapulário é sinal de aliança entre Maria e os Fiéis. Traduz concretamente a entrega na Cruz, de Maria ao Discípulo João". ( Jo 19,25-27 ).

O Escapulário consiste em dois pedaços de pano marrom unidos entre si por dois cordões. Um pedaço de pano traz a Estampa de Nossa Senhora do Camo e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o Emblema ou Escudo da Ordem do Carmo. A Estampa de Nossa Senhora é usada na frente, no peito e a Estampa do Sagrado Coração de Jesus é usada nas costas. A palavra latina "scapulas" significa ombros, daí designar-se Escapulário este objeto de devoção colocado sobre os ombros. Para os Religiosos Carmelitas é símbolo de Consagração Religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Nas fotos das Irmãs postadas abaixo, pode-se observar o Escapulário, como um Avental que colocado pela cabeça, apoia-se nos ombros e protege a frente e as costas e algumas Irmãs estão com as mãos cruzadas por baixo do Escapulário. Diz-se que ele é um Avental, pois, quando colocamos um avental é porque vamos trabalhar, isto é, servir e ao mesmo tempo proteger a roupa. O Escapulário é, portanto, símbolo de Serviço e Proteção.

Para os Fiéis Leigos, para o povo, é símbolo de devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo.










São Simão Stock recebe o Escapulário.

    Escudo da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Inscrição: "Consumo-me de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário