sábado, 30 de outubro de 2010

Alegria Teresiana

Dizem que o Carnaval é a Festa da Alegria.



Vamos conhecer o que Santa Teresa de Jesus diz sobre a Alegria ?


Alegria Teresiana !!!


Santa Teresa de Ávila era muito alegre e, por onde ela passava, espalhava sorriso, humorismo e Alegria. Muitas vezes, quando havia uma Monja deprimida ou alguém triste, era só falar com Teresa para que a tristeza fosse embora logo. Ao longo de sua Vida, soube sempre falar, com as palavras e com a Vida, do Amor de Deus Pai e da Alegria por estarem juntos. Nasceu numa família cheia de crianças e de Alegria. Foi educada para ser fdeliz e saber superar tudo através do Amor. Desde cedo, no seu coração, descobriu que o segredo da Alegria era orar e estar com Deus, "num íntimo diálogo de Amor".


Amiga de todos, embora às vezes alguém não fosse seu amigo ou não simpatizasse com ela, Teresa sempre mostrava um rosto sorridente e pacificador. Nos seus escritos, muitíssimas são as referências à Alegria. Ela fala de júbilo, festa, recreio, canto, dança, música. Aliás, sabia tocar muito bem as castanholas para alegrar os recreios comunitários dos Carmelos. As visitas de Teresa eram sempre esperadas; as pessoas se preparavam com Alegria para receber esta mulher que afugentava a tristeza e trazia uma nota de Alegria e de paz. Quando, aos cinquenta anos, escreveu a autobiografia, notou com muita sabedoria: "o Senhor me concedia a Graça de agradar a todos onde eu estivesse, e era assim muito amada". Nada melhor que se sentir amado por todos e amar a todos ! Vivemos num mundo em que o egoísmo nos fecha numa Vida solitária e nos impede de saber olhar com limpidez os demais e saber buscar a companhia dos outros não para a própria satisfação, mas sim pela Alegria dos demais.


Uma lição que se aprende na escola de Santa Teresa, esta Monja que sabia buscar não a si mesma, mas a Deus, saber permanecer feliz mesmo no sofrimento; a Alegria, muitas vezes, é entendida como plenitude de bens da Terra, saúde, dinnheiro, sucesso, poder e, quando essas coisas nos faltam, entramos numa grande depressão, porque tudo que é passageiro não pode ter força duradoura. Teresa de Ávila foi muitas vezes provada por sofrimentos físicos, doenças e mal-estar. Aliás, ela mesma se define como "uma doente permanente".


Sofreu por causa de seus ideais, por Jesus Cristo, e foi incompreendida, mas nunca perdeu a Alegria interior. A Alegria e a liberdade são frutos do Amor. Por isso Teresa era alegre, porque ela era livre e amava com todo o seu ser. Ela se sentia guiada e protegida por Deus, não duvidava de que o Senhor a acompanharia em todos os momentos e de que nunca a deixaria sozinha e por isso tinha motivos de sobra para permanecer alegre. "Sofri tudo com muita Alegria" ( V 6,2 ), e em outro lugar diz: "Tinha males corporais graves... mas tudo suportava com muita Alegria" ( V 30,8 ).
Frei Patrício Sciadini, OCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário