domingo, 27 de março de 2011

O Chamado de Mateus



-Do Livro "Vocaçã0: um desafio de Amor - Monsenhor Jonas Abib.


Mateus é um exemplo claro, de quem renunciou a sua Vida e se lançou na Vontade de Deus. Acompanhe o que a Palavra nos diz:

"Ao passar, Jesus viu sentado na coletoria de impostos um homem que se chamava Mateus. Disse-lhe: "Segue-me". Ele se levantou e o seguiu. Ora, estando à mesa em sua casa, sucedeu que muitos coletores de impostos e pecadores tinham tomado lugar com Jesus e seus Discípulos: "Por que é que o vosso Mestre come com os coletores de imposto e os pecadores? Mas Jesus que os ouvira, disse: "Não são os que têm saúde que precisam médico, mas os doentes. Ide pois aprender o que significa: É a Misericórdia que eu quero, não o sacrifício. Pois eu vim chamar, não os justos, mas os pecadores" " ( Mt 9, 9-13 )


Jesus chamou justamente Mateus que era o chefe dos coletores de impostos em Cafarnaum. Mateus ficou tão surpreso que imediatamente deixou tudo o que possuía: dinheiro, trabalho, segurança, conforto... para seguir o Chamado de Jesus.


Nós tamb´rem ficamos supresos quando ouvimos Jesus dizer: "Segue-me". Assim como Mateus, precisamos dar um passo decisivo em obediência ao Chamado do Senhor. Ele deixou tudo. Se for preciso deixar tudo, nós também deixaremos.


Ao dizer "Segue-me", Jesus está chamando rapazes e moças para uma Vocação especial, como o Sacerdócio, a Vida Religiosa, para uma Vida Comunitária. Se você é chamado a viver assim, tenha coragem de deixar tudo; será uma mudança radical de vida que o Senhor deseja realizar.


Há pessoas que são vocacionadas, mas vivem ainda afastadas do Senhor. Jesus não volta atrás no seu Chamado, diante dos nossos pecados e das nossas misérias. Não somos chamados em razão dos nossos méritos. Como Mateus, Ele também chamava os pecadores; aqueles que estão numa vida errada.


Em nossos dias o Senhor continua a chamar. Por isso, dê o passo. Não espere mudar de vida para depois seguir Jesus. Se ficarmos presos em nossas misérias, nunca seguiremos Jesus. Precisamos segui-lo do jeito que estamos, não podemos esperar.


A nossa parte é corresponder ao Chamado, e Ele cuidará do resto: também da nossa mudança de vida, como aconteceu com Mateus.


Se você como jovem conseguiu guardar sua Castidade, hoje é o dia de você se decidir a continuar nesse caminho de pureza e Castidade. Assim como eu assumi esse compromisso e como Padre vou guardar a Castidade por toda a vida, decida-se você também a guardar sua Castidade para sempre, se essa é a sua Vocação. Se você é chamado ao Matrimônio, decida-se a permanecer casto até o casamento para depois continuar a viver a Castidade própria do casamento.


Porém, se você perdeu a sua Virgindade, o Senhor também lhe diz: vem e segue-me. Como Mateus você pode dizer: sim Senhor, eu te sigo, e se hoje o Senhor me pede para que eu guarde a Castidade, daqui para frente, eu me comprometo contigo, Senhor: quero ser casto. Quero ser puro.


Dê a sua resposta ao Senhor, mesmo se no passado você viveu fatos dos quais hoje se arrepende e até mesmo se envergonha.


Você, casado, também é chamado a viver a Castidade e a pureza dentro do Sacramento do Matrimônio. A vida conjugal não se opõe à pureza. É bem ao contrário. É preciso que os Cristãos aprendam a viver sua vida conjugal de maneira pura e casta.


Se você é chamado ao Matrimônio, à Vida Religiosa, ao Sacerdócio, ou a uma Vida em Comunidade, seja qual for o seu estado de vida, quem chama você é o Senhor: do jeito que chamou Mateus.


Veja bem: se você é chamado ao Matrimônio, o seu namoro, o seu noivado e os seus relacionamentos precisam desde agora ser marcados pela pureza e pela Santidade. Só podemos viver como filhos de santos, e não como os pagãos que não conhecem a Deus.


Solteiro ou casado, adulto ou jovem Jesus diz: meu filho, vem e segue-me na Castidade e na pureza. Eu tenho para você uma vida de santidade. Vem e segue-me !


Reze comigo:


Vem, Espírito Santo, dá-me clareza no Chamado de Deus. Dá-me, Espírito Santo, um coração aberto à Vontade de Deus. Porque aí está a minha felicidade.


Eu quero, Espírito Santo, assumir a minha Vocação. Não quero mais continuar fugindo do Teu Chamado.


Aqui estou, Espírito Santo. Que os meus ouvidos estejam atentos somente à Tua voz. Livrai-me de todas as vozes que querem colocar dúvidas em meu coração. Assim como Nossa Senhora soube ouvir a voz do Senhor e disse Sim, eu também quero dizer o meu Sim.


Aqui estou, Mãe. Assim como a Senhora guardou a minha Vocação desde o meu nascimento, guarda todos os meus irmãos e irmãs, chamados ao Sacerdócio, ao Celibato, à Vida Matrimonial e à Vida Religiosa.


Que cada um, dentro do seu Chamado, possa servir à Igreja, vivendo a cada dia o próprio Chamado.


Amém !



Nenhum comentário:

Postar um comentário