quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Santa Teresa de Jesus e Santa Teresinha do Menino Jesus.






Santa Teresinha do Menino Jesus





Muitas vezes acontece de se fazer confusão entre Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Teresa de Jesus. São duas Santas diferente, ambas são Carmelitas pois viveram em conventos ( Carmelos ), pertencentes à Ordem dos Carmelitas. Vamos falar primeiramente sobre Santa Teresinha do Menino Jesus. Seu nome religioso todo é Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. No último dia 1º de outubro a Igreja e o Carmelo no Mundo todo, celebraram Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela nasceu em Alençon, França, em 1º de janeiro de l873, cerca de três séculos depois de Santa Teresa de Jesus, que é espanhola. Santa Teresinha viveu apenas 24 anos, morrendo em 30 de setembro de 1897. Ela é caracterizada como a Santinha do Carmelo, por sua delicadeza, sensibilidade e pura contemplação; viverndo na presença de Deus, sempre, já, aqui na Terra. É a Santa das Rosas, pois, prometeu. que, estando no Céu, enviaria Chuvas de Rosas, isto é, Graças a todos os que a ela pedirem. É dela a tão conhecida Novena das Rosas.




















Santa Teresa de Jesus


No dia 15 de outubro próximo, a Igreja e especialmente o Carmelo, celebrarão, Santa Teresa de Jesus. É mais conhecida como Santa Teresa d'Ávila, pois, nasceu na cidade de Ávila, na Espanha. Mas, o Papa João Paulo II definiu seu nome como sendo Santa Teresa de Jesus. Nasceu em 28 de março de 1515 e morreu aos 67 anos, em 04 de outubro de 1582, três séculos antes de Santa Teresinha do Menino Jesus. Não é tão delicada como Santa Teresinha; ao contrário, é a mulher forte, corajosa, empreendedora. Muito audaciosa para a sua época, principalmente sendo mulher. Ela é considerada pelo Carmelo, como sua Fundadora juntamente com São João da Cruz. Ela fez uma Reforma na Ordem Carmelitana, tanto em suas Regras como em seus Prédios; ela foi Peregrina, pois, nesta época de reformas, viajou por toda a Espanha, usando todos os poucos meios de transporte daquele tempo, naquele país, isto é, andou mais a pé e a cavalo. Em sua fortaleza, trabalhou até como pedreiro. Para nós, Carmelitas, ela é a "Teresona" e a Santa das Rosas é a "Teresinha".

Escultura em bronze, de Santa Teresa de Jesus, em frente ao Mosteiro de São José ( o primeiro fundado por ela ), em Ávila, Espanha, mostrando a mulher forte, empreendedora e determinada que era.























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário